Como ficar positivo na velhice

6

 

Com esta realidade, é importante explorar nossas atitudes em relação ao envelhecimento, obter uma compreensão de como essa mudança societária afeta o futuro e fazer os planos necessários para os indivíduos que entram nesta nova fase de desenvolvimento.

 

O que é o envelhecimento feliz?

 

Os velhinhos felizes podem ser qualquer um. O envelhecimento positivo consolida as melhores escolhas que podemos fazer para o período posterior de nossas vidas, e nos dá a oportunidade de viver a nossa velhice, felizmente produtiva e deliciosamente ativa. É uma visão positiva e construtiva de envelhecer que aceita o envelhecimento como o desenvolvimento contínuo e normal que ocorre na vida humana.

 

Hoje em dia, o envelhecimento positivo é visto como um objetivo importante para organizações de saúde, profissionais de saúde e as pessoas mais velhas. O conceito tornou-se uma abordagem multidisciplinar que inclui fatores sociais que colocam ênfase em oportunidades sociais e respostas públicas que convidam os adultos mais velhos a experimentar uma vida melhor. E esta é apenas uma das formas de haver casais velhinhos felizes.

 

Uma das formas de se haver positivismo no relacionamento enquanto idoso é mesmo começar a jogar no casino e apostar no jogo da maquininha Halloween.

 

 

Que ações estão sendo tomadas no envelhecimento positivo?

 

A pesquisa sugeriu algumas prioridades e recomendou ações societárias para alcançar o envelhecimento positivo. Tais ações devem ser vistas como um investimento essencial na comunidade envelhecida e devem ser implementadas ao nível de indivíduos, organizações e sociedades.

 

As pessoas são aconselhadas a manter uma atitude positiva, manter-se ativa e conectada, ter uma dieta saudável e abster-se de fumar.  No entanto, numa pegadinha dos velhinhos, apesar de uma grande retórica positiva, a formulação de políticas e ações efetivas em níveis organizacionais e sociais foram relativamente limitadas.

 

No entanto, a delegação 2012 do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo ofereceu um foco possível para uma política renovada e um aumento da ação para um envelhecimento positivo na Europa. Desde então, tem havido mais interesse na noção de comunidades amigas da idade, e mais organizações estão considerando a idade como um processo positivo. Um dos processos positivos é mesmo o facto de haverem velhinhos tatuados. Já se imaginou a jogar casanik tatuado? Você pode ser um dos velhinhos a ser assim no futuro!

 

Todo este processo começou nos anos 80 enquanto ainda jovens, mas muitos deixaram as suas tatuagens manterem-se no seu corpo para quando fossem idosos. Este e um fator positivo da idade idosa. E uma das preocupações é mesmo o que pode acontecer à tatuagem dos idosos quando eles ficam velhos.

 

Claramente, poucas pessoas têm muito medo do que sua tatuagem parecerá algum dia para se esquecer de se tatuar completamente. Ainda assim, todos se perguntam de vez em quando … Como serão suas tatuagens quando sua pele perder sua elasticidade e entrar em seus últimos anos?

 

Mas mesmo assim é algo que traz positividade à velhice, e é algo que se deve de manter, independentemente se perder a visibilidade ou elasticidade.